Olá, meninos e meninas, docentes e dirigentes!
Ao adquirirmos a consciência de que a totalidade dos destinos humanos estão interligados, percebemos que não haverá vida boa e justa para alguns, se não houver para todos. A Terra é o jardim que nos foi dado para viver, e, por erros nossos, ele não está nada bem. Percebemos, também, que, se não fizermos alguma coisa, vamos destruir nosso habitat e a nós mesmos. Nossa experiência, porém, recomenda que não cometamos o erro de nada fazer para melhorar, só porque nos julgamos pequenos diante de problemas imensos. É a soma de nossas ações que vai fazer a diferença. Pensando nesses temas, a Secretaria Municipal de Educação planejou para este ano a 2ª Gincana Solidária. E como a solidariedade deve ser pensada e praticada sempre, nossa gincana começa em março e se estende até dezembro. Nessa atividade, vamos todos atuar com colegas, professores, funcionários, pais, amigos e outros membros da comunidade, realizando tarefas bem legais. No final da brincadeira, as equipes que mais se destacarem no cumprimento das tarefas conquistarão um prêmio para a escola. E todos nós seremos premiados com a consciência de que melhoramos mais um pouco, porque ajudamos a melhorar a vida do próximo. Que 2010 seja um ano feliz para todos, e que todos possam participar desta saudável competição.

Cleci Maria Jurach
Secretária Municipal da Educação/SMED

16 de agosto de 2010

Alimentação Saudável: aleitamento materno na Estimulação Precoce


Dentre as atividades da Educação Precoce, o estímulo a amamentação é parte importante,pois traz inúmeros benefícios ao bebê e a mãe. Dentre os benefícios, encontram-se a prevenção de hemorragias e anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe.
O Aleitamento Materno é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha, entre outros, além disso,proporciona o vínculo afetivo entre a mãe e o filho, e fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais,proporciona ganho de peso.
Muitas mulheres pensam ter o leite fraco, tal conceito é desmistificado, nos atendimentos, e conversado sobre formas de tornar este leite mais saudável, como uma alimentação saudável, a ingestão de muita água e uma rotina mais tranqüila. Desde que o médico não contra-indique o aleitamento materno, toda mulher pode (e deve) amamentar o seu bebê, o qual precisa ingerir unicamente leite materno até o sexto mês de vida. A partir deste período, o pediatra orientará a introdução de novos alimentos.

Lembrando sempre que o bebê deve ser colocado para arrotar, logo após a mamada e, se ele for ficar deitado, deve ser posicionado de lado, pois, caso vomite, não corre o risco de sufocar-se. Sob o colchão do berço pode ser colocado um cobertor, por exemplo, a fim de que a criança, ao deitar-se, fique com a cabeça e o tronco um pouco mais altos que seus membros inferiores, prevenindo assim o refluxo.

Algumas dicas como prevenção de fissuras, cuidados com as mamas antes e após dar de mamar, e algumas dúvidas que vão surgindo, vão sendo esclarecidas ao longo do atendimento da Estimulação Precoce para que a mãe possa estar confiante na hora de amamentar, conseguindo passar amor, carinho e muita saúde para o seu bebê. Na maioria das vezes, o que faz o peito rachar é o jeito que o bebê abocanha a mama: sua boquinha deve envolver e abocanhar a aréola do peito, aquela parte redonda e mais escura, localizada ao redor do bico do seio. Se o bebê sugar somente o mamilo (bico), com o tempo a mama ficará machucada. Para corrigir as fissuras existentes, além de passar o próprio leite na mama, a pega do bebê, ou seja, o jeito que ele abocanha a mama, também deve ser corrigida.

Amamentar é um ato de amor, e se bem feito este ato só trará benefícios e saúde aos envolvidos, e a nós profissionais uma imensa satisfação de orientar e estimular o fortalecimento do vínculo de mãe e filho.
A EP atende 17 famílias e as atividades de aleitamento são trabalhadas com as mães dos bebês rescém nascidos, prematuros e bebês que estão nesta fase.
Atualmente tem 7 mães que recebem estas orientações, mas ao todo nestes oito anos de Ep do Elyseu foram mais de 40 mães e bebês.

Professora Simone de Lima Amaral - Educação Precoce



__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário